quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[Tutorial] Instalando e configurando PHP5 + Microsoft SQL Server 2008 + IIS 7.5 no Windows 7

WISPComo primeiro tutorial do blog resolvi abordar a criação de um servidor web local utilizando o Windows 7 – estarei usando a versão 64 bits, mas certamente na versão 32 bits irá funcionar –, PHP5, IIS 7.5, e MS SQL Server 2008. Assim como eu, aposto que existem muitas pessoas tendo problemas para instalar e executar os mesmos softwares com perfeição, principalmente iniciantes na área que querem aprender mas acabam desistindo por falta de informações.
Mas de início gostaria de deixar claro que este tutorial será bastante grande, por isso evitarei me aprofundar muito em configurações de segurança e afins, somente configurações básicas para que suas páginas PHP sejam exibidas corretamente e você consiga acesso ao MSSQL sem problemas.


Minha triste história:

Recentemente resolvi iniciar um projeto com um amigo utilizando a linguagem PHP e decidimos utilizar como banco de dados os SQL Server 2008 e o servidor web IIS seguindo dica de outro amigo que já é desenvolvedor web a muito tempo. Eu particularmente gostei da ideia de sair um pouco do pacote LAMP – Linux, Apache, MySQL, e PHP –, mas não havia ideia do que me esperava lá na frente. Instalar e executar scripts no IIS e PHP foi tranquilo, não tive problemas quanto a isso, comecei a ter grandes problemas quando necessitei acessar o banco de dados que o PHP não reconhecia os drivers do SQL Server e assim eu não conseguia executar os comandos necessários. Foi quando lá pela 12ª página do Google, em uma das milhares de buscar que fiz, um site americano dando uma preciosa dica que simplificou tudo! Eu estava exausto, era mais ou menos 5h da manhã e eu havia passado cerca de 10 horas fazendo buscas na internet e contatando amigos em busca de uma solução, resolvi me jogar de cabeça no que havia achado no tal site. Microsoft Web Platform Installer 3.0.


Microsoft Web Platform Installer 3.0

Inicialmente lançado em 2009 o Microsoft Web Platform Installer – Web PI – é uma simples ferramenta grátis que automatiza a instalação de toda Web Plataform da Microsoft – assim os já citados IIS, MSSQL, ASP .NET, e outros – e também softwares de terceiros como WordPress; Joomla; phpBB; e etc. E uma das melhores coisas é que todos os softwares disponibilizados são os mais recentes, assim você não corre o risco de acabar baixando alguma versão antiga e obsoleta.
Você pode acessar a Microsoft Web App Gallery e conferir lista completa de softwares que podem ser instalados.
Para rodar o aplicativo é necessário que o usuários esteja rodando algum dos seguintes Sistemas Operacionais:
  • Windows Server 2003 SP1+
  • Windows XP SP2+
  • Windows Server 2008 (R2 também suportado)
  • Windows Vista
  • Windows 7
São suportadas ambas arquiteturas x86 (32 bits) ou x64 (64 bits). O download pode ser feito através do site Microsoft/Web. P.S.: É necessária conexão com a internet para executar a instalação dos softwares.

Instalando o servidor IIS

Primeiramente vai ser necessário que você instale o servidor IIS, você tem duas opções: a primeira é instalar a versão mais completa do IIS 7.5 que já vem inclusa no Windows 7 – no Windows Vista encontramos a versão 7.0 – ou a versão Express dele através do Web PI – irei explicar a segunda mais adiante. Não falarei aqui sobre as diferenças entre a versão Express e a completa inclusa no Windows, mas para aqueles que queiram conhecer podem acessar este link e este outro aqui – em inglês – que explicam algumas diferenças.
Instalando o servidor IIS através do Windows
A instalação do IIS através do Windows é bastante simples, você precisa dirigir-se até o "Painel de Controle" e localizar o bom o velho "Adicionar e Remover Programas", no Windows 7/Vista denominado "Programas e Recursos".  No menu lateral à esquerda clique em "Ativar ou desativar recursos do Windows" e procure por "Internet Information Services" – não sei nas versões em português do sistema é este mesmo o nome. Caso você tenha alguma experiência com IIS instale os componentes a gosto, caso não tenha vou passar uma configuração básica, siga o exemplo da tela abaixo:

Tela de componentes básico do Internet Information Service.


Tela de componentes básico do Internet Information Service.

Agora basta dar um OK e esperar o Windows fazer o trabalho de instalar a belezura para nós, com alguma sorte ele nem mesmo irá pedirá para reiniciar o sistemas. Repito, com alguma sorte. Hehe. Feito isso tente acessar com o navegador a sua própria máquina através de um desses dois endereços: http://localhost/ ou http://127.0.0.1/. O resultado esperado é a tela abaixo:

  Página mostrando que o IIS foi instalado corretamente.
Página mostrando que o IIS foi instalado corretamente.

Agora já temos nosso servidor web rodando, qualquer conteúdo HTML no “C:\inetpub\wwwroot” da máquina já pode ser executado sem problemas. Próximo passo: Web PI.

Instalando PHP, IIS, e MSSQL Server utilizando o Web PI

Caso você não tenha feito o download do Microsoft Web Platform Installer 3.0 no link que passei no início do post, faça-o, como falado também é necessário que você tenha uma conexão ativa com a internet. Após baixar e instalar o software ele irá começar a carregar do servidor da MS uma lista com todos os software que podem ser instalados através dele.

  Web PI fazendo download da lista de softwares
Web PI fazendo download da lista de softwares.

Após ele executar o download da lista de software que não deverá levar muito tempo você irá se deparar com a tela inicial do software seguinte:

  Web PI já com a lista de softwares


Web PI já com a lista de softwares.

Entre no Options e em “Which Web Server would you like to use?” marque “IIS” ao invés de IIS Express.

  Options dentro do Web PI
Options dentro do Web PI.

Através do sistema de busca no software ou navegando através das abas você deve executar o download dos seguintes softwares:
  • IIS Recommended Configuration
  • Microsoft SQL Driver v2.0 for PHP 5.3 in IIS
  • PHP Manager for IIS
  • PHP 5.3.5
Caso você não tenha uma licença para o SQL Server, pode-se baixar o SQL Server Express – que á versão mais simples – através do Web PI. Só procurar através da busca. O mesmo serve para caso você queira instalar o IIS Express e outros softwares que você encontrou e achou interessante. Aperte “Install”, verifique a lista de softwares e a serem instalado, ao clicar em “I Accept” você estará concordado com os termos de licença dos softwares listados, obviamente que somente aceitando-os você conseguirá instala-los. Hehe. Agora é só recostar na cadeira e esperar enquanto o Web PI baixa e instala tudo por nós, nunca foi tão fácil, não é mesmo?

  Web PI executando download e instalação dos softwares
Executando download e instalação dos softwares.


Após feito isso receberemos uma linda tela dizendo que nossos softwares foram instalados com sucesso, ou não…

Relatório final de instalações


Relatório final de instalações.

Aparentemente todos nossos softwares foram baixados e instalados com sucesso. Será? Hora de testar! Um dos jeitos mais fáceis é abrindo o “Bloco de Notas” – ou seu editor preferido – e colocar o seguinte código na “wwwroot”:
 
<?php
   phpinfo();
?> 


Vocês encontrarão a página padrão do PHP com informações sobre a atual instalação, isso significa que o PHP está funcionando perfeitamente. Agora encontre as configurações do SQL Server “sqlsrv” como a seguir:

  sqlsrv no PHP
Configurações do MS SQL no PHP

Se você encontrou as mesmas informações. Parabéns! Sua instalação do pacote WISP – Windows; IIS; SQL Server; e PHP – foi feita com sucesso! Agora é só começara a desenvolver!
Caso você não tenha encontrado nada parecido como a tela anterior tente refazer os passos de instalação no Web PI, ou peça ajuda nos comentários abaixo.
Uma dica para quem já programava utilizando SQL Server com PHP, o padrão de comandos mudou! Ao invés de usarmos o antigo “mssql_” agora usa-se “sqlsrv_”. Eu coloquei num servidor para download o helper dos drivers SQL Server para PHP com referências e exemplos dos comandos, você pode fazer o download aqui.

Nunca foi tão fácil. Não é mesmo? Sei que alguns podem não gostar por que muita coisa não se faz no braço como se era de costume, mas ajuda bastante a reduzir aqueles errinhos simples que acontecem. Espero que todos tenham gostado, é uma forma simples e rápida de se instalar os componentes básicos para começar a desenvolver para Web. Receberei e lerei todas as críticas, sugestões e dúvidas sobre o blog e o assunto.

Até a próxima. Hot smile